Na última terça-feira, dia 22/04, na Universidade Federal de Sergipe / UFS, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis / Proest atacou mais uma vez os direitos dos estudantes, e em especial dos Residentes universitários, ao cancelar por motivo retaliador a liberação do ônibus solicitado pelo Conselho de Residentes para o Encontro Nacional de Casa do Estudantes / ENCE 2008. Isso porque na lista de 31 passageiros têm sete nomes que não são Residentes e que são do "movimento estudantil".
Até a manhã de terça, a viagem estava marcada e confirmada pela Proest para quinta-feira, 24/04. Diversas pessoas já haviam conversado com professores por conta das aulas, pediram licença do estágio ou já haviam comprados algumas coisas para a viagem. O desrespeito aos estudantes, aos Residentes e ao Conselho de Residentes passou de todos os limites!
Destacamos o motivo retaliador, pois o argumento usado é que alguns dos passageiros não são residentes e fazem parte do movimento estudantil. Segundo o Pró-Reitor, isso seria uma afronta feita pelo Conselho de Residentes à Reitoria. Outro argumento infundado é que a Assistência Estudantil é para quem precisa / necessita, o ônibus é só para os residentes e o encontro é de Residente. Essa é a concepção de Assistência Estudantil (favor, assistencialismo) e de diálogo (autoritarismo) da reitoria com os estudantes.
Nenhum desses argumentos se sustentam quando pensamos na idéia de Universidade: não dá para segregar os encontros de estudantes. No último mês de março esse mesmo ônibus foi liberado para o DA de História que dividiu as vagas com o pessoal de Biologia. Mais ainda, o próprio estatuto do ENCE prevê a participação de alunos que não sejam residentes. Mas nada disso é levado em conta.
O mais agravante disso tudo é que a Proest recebeu com antecedência a lista dos nomes junto com toda burocracia que se necessita. Diante disso, a Pró-Reitoria disse que "confiava" no Conselho de Residentes e não esperava essa lista de nomes. É inadmissível que a liberação do ônibus seja negada por conta da lista de passageiros.
A importância desse encontro é tão fundamental quanto qualquer outro para a formação acadêmica dos alunos. Assistência Estudantil é um direito de todos. Por isso, nós estudantes da UFS, solidários com os residentes, repudiamos a atitude da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis / Proest e apoiamos a luta pelo respeito aos estudantes representada na liberação do ônibus para a viagem.
Assinam este manifesto: Conselho de Residentes, Feop/Se (Fórum de Estudantes de Origem Popular),